Licenciamento 2017 DF


Licenciamento DF 2017 – Os cidadãos do Distrito Federal, assim como de outros Estados brasileiros, já estão se preparando para efetuar a quitação dos tributos anuais que chegam acompanhados do ano novo.


Para quem possui um veículo que circule em vias terrestres, como carro, moto e caminhão, deverá pagar o licenciamento Distrito Federal de seu veículo, assim como o IPVA e o DVAT, tributos obrigatórios e que são cobrados todos os anos.


Nesse artigo traremos as informações mais importantes acerca do Licenciamento 2017 dos veículos que circulam no Distrito Federal, como consultar o valor a ser quitado, a tabela de 2017 e uma série de informações que todos os proprietários de veículos residentes na capital do país devem saber.

Licenciamento 2017 DF

O licenciamento 2017 Distrito Federal é um documento que deve acompanhar o dono do veículo, toda vez que o mesmo estiver dirigindo seu automóvel/motocicleta. O pagamento do tributo serve para regularizar seu automóvel junto ao DETRAN, órgão responsável por monitorar e fiscalizar todos os veículos automotores que transitam em vias terrestres.

Licenciamento 2017 DF

Depois de pago, o contribuinte receberá seu certificado de pagamento do licenciamento DF, que deverá ser transportado consigo e ser apresentando toda vez que for parado em uma blitz, para indicar que o veículo em questão está regularizado.

Você também pode fazer o licenciamento presencial, que é o serviço utilizado para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o documento de porte obrigatório que permite a utilização do seu veículo.

Ele só pode ser feito presencialmente em qualquer unidade de atendimento do Detran do Distrito Federal. Mas o licenciamento pelo correios, o cidadão faz o pagamento pelo sistema bancário e recebe o documento em seu endereço que está cadastrado no Detran.

O dono do veículo pode acompanhar a entrega do seu Licenciamento DF no site dos Correios, por meio do código de rastreamento (AR). O AR é obtido no portal do Detran de seu estado.

Leia Também:

No entanto, para regularizar a situação e emitir o documento, o contribuinte deverá estar em dia com todos os tributos relacionados a sua propriedade, tais como o DPVAT e o IPVA.

Como Fazer a Consulta Licenciamento 2017 DF

Antes de fazer alguma pesquisar no licenciamento DF é necessário que o proprietário do veículo fique a tento quanto aos prazos estabelecidos pelo Detran do Distrito Federal nesse artigo iremos ensinar passo a passo.


Licenciamento 2017 DF

Para realizar a consulta licenciamento 2017 DF e saber como está a situação de seu veículo, o contribuinte deverá acessar o site do Dentran do DF através do seguinte endereço:

  • www.detran.df.gov.br;
  • inserir o número da placa e o RENAVAM de seu veículo e clicar em Consultar;
  • Em poucos segundos aparecerá uma tela com todas as informações referentes ao seu veículo, e o valor a ser quitado.

Tabela Licenciamento 2017 DF

Para consultar a tabela licenciamento Distrito Federal com o número das placas e os prazos relacionadas a elas para o pagamento do CRLV, o contribuinte pode ver a seguir:

Para Veículo Automotor, Reboque e Semi-Reboque:

  • Final da placa: 1 Prazo final para Renovação: Abril;
  • Final da placa: 2 Prazo final para Renovação: Maio;
  • Final da placa: 3 Prazo final para Renovação: Junho;
  • Final da placa: 4 Prazo final para Renovação: Julho;
  • Final da placa: 5 e 6 Prazo final para Renovação: Agosto;
  • Final da placa: 7 Prazo final para Renovação: Setembro;
  • Final da placa: 8 Prazo final para Renovação: Outubro;
  • Final da placa: 9 Prazo final para Renovação: Novembro;
  • Final da placa: 0 Prazo final para Renovação: Dezembro.

Para Veículo Registrado Como Caminhão:

  • Final da placa: 1 e 2 Prazo final para Renovação: Setembro;
  • Final da placa: 3, 4 e 5 Prazo final para Renovação: Outubro;
  • Final da placa: 6, 7 e 8 Prazo final para Renovação: Novembro;
  • Final da placa: 9 e 0 Prazo final para Renovação: Dezembro.

Como realizar o pagamento do Licenciamento 2017 DF

Para efetuar o pagamento licenciamento 2017 DF e quitar as dúvidas relacionadas a seu veículo, o contribuinte deverá se encaminhar até uma agência bancária das seguintes instituições: Caixa, Banco do Brasil ou Bradesco, com o RENAVAM, CPF ou CNPJ e o dinheiro que deverá ser pago.

Depois de realizar a consulta, e com  o boleto em mãos para efetuar o pagamento do licenciamento no qual seu veículo dentro do estado do Distrito Federal, o proprietário deverá realizar o pagamento da mesma, conforme os prazos sitados na tabela acima. O licenciamento DF 2017 pode ser recolhido nas casas lotéricas ou agencias do banco postal por meio do código RENAVAM.

Leia Também:

Após ler o artigo que preparamos para você com um ótimo conteúdo falando sobre o Licenciamento Distrito Federal, tirando todas as suas dúvidas. Não esqueça de deixar o seu comentário avaliando o nosso conteúdo. Boa sorte no seu licenciamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *